Cuidado com os “Grilos” no computador

É muito comum hoje em dia, ver anomalias acontecendo com computadores por falta de manutenção preventiva, desligamento, travamentos, tela azul, falha na inicialização entre outros problemas, por incrível que pareça, isso não acontece somente com usuários domésticos, muitas empresas que até pagam serviços de manutenção sofrem deste risco, por falta de atenção por parte do departamento de TI responsável, muitos estabelecimentos comerciais estão funcionando com computadores no limite, um problema que poderia ser resolvido facilmente se houvesse uma manutenção preventiva.

O mais comum, é encontrar computadores superaquecendo devido ao mau funcionamento do sistema de refrigeração, dissipadores entupidos de poeira, coolers com baixa rotação devido a falta de lubrificação e processadores com pasta térmica já ressecada, causando má dissipação do calor e quase fritando o processador.

cooler1

Dissipador entupido de poeira.

Em casos mais graves, é comum encontrar insetos, formigas, e até mesmo lagartixas  residindo dentro das maquinas, podendo causar diversos problemas, outro fator de risco é o acumulo de limalha de ferro junto com a poeira, podendo fechar curto circuito entre componentes  e  até ocasionar a perda do hardware.

placa1

Placa suja de poeira e processador com pasta térmica ressecada.

Este tipo de problema acontece o tempo todo, e muitas vezes é necessário substituir algum componente devido ao mesmo ser danificado por ocasião deste tipo de “descuido”, o ideal para computadores que ficam ligados praticamente o dia todo, é fazer uma limpeza geral, lubrificação dos coolers, e verificação da pasta térmica a cada 6 meses, se necessário efetuar a substituição da pasta térmica.

Seguindo este procedimento, raramente ocorrerão falhas no seu computador… aqueles grilos que costumam aparecer nos computadores, os desligamentos, mau contato etc… poderiam deixar de existir se esse procedimento fosse seguido corretamente, a nível de comparação, a imagem abaixo ilustra bem a diferença de um equipamento antes, e depois de uma manutenção, infelizmente neste caso já a manutenção corretiva, pois a preventiva passou longe deste computador.

limpeza1

Comparação antes e depois do reparo (limpeza).

Fique atento, não leve gato por lebre, você pagou, você tem direito, exija da empresa contratada para gerenciar a parte de TI de sua empresa, a manutenção preventiva de seus computadores.

Para usuários caseiros, é recomendado uma manutenção preventiva em média uma vez por ano, entre em contato com a sua assistência, ou um técnico de sua confiança e faça manutenção preventiva em seu computador periodicamente, você vai economizar dinheiro evitando falhas em componentes do seu pc, e ainda vai se livrar de muita dor de cabeça!

Fica a dica!

Abaixo mais alguns exemplos:

sujeira

Computadores sujos internamente.

Itens relacionados

1 Comentário

  1. Eu torpeçei em seu blog e queria dizer que eu renaemlte gostei de ler seus posts. Qualquer forma eu vou estar assinando seu feed e eu espero que vocea postar novamente em breve.

    Heisen

Deixe sua opinião, faça um comentário.

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site.

0

Your Cart