Memórias DDR3, DDR3L e DDR3U, você sabe qual a diferença?

Memória RAM é sem duvida  um dos componentes de Hardware que mais influenciam no desempenho de um dispositivo, não importa se é um Desktop, Notebook, Tablet ou Smartphone, quanto maior a velocidade e maior a capacidade da memoria Ram, mais rápido o seu dispositivo irá trabalhar.

As memórias Ram carregam os dados dos programas que estão sendo executados em seu computador, de forma que sempre que o processador precisar de acessar ou alterar estes dados, eles estejam prontos para serem entregues a ele de forma rápida.

Atualmente o tipo de memoria Ram mais usado é o DDR3, presente na grande maioria dos computadores em uso hoje em dia, mas uma pequena parte ainda utiliza o padrão de memoria DDR2 e computadores mais novos ja utilizam o padrão de memoria DDR4.

Porém existem algumas curiosidades a respeito das memórias, principalmente as memorias DDR3 veja estas características interessantes:

DDR3
Funciona a 1,5 volts, e esta presnete em PCS Desktops e Notebooks

DDR3L
Funciona com 1,35 volts, o “L” no final da sigla DDR significa Low voltage, este tipo de memoria funciona tanto em dispositivos com memoria DDR3L quanto em dispositivos que usam o DDR3 convencional, porem a memoria DDR3 não funciona em dispositivos que usam DDR3L.
As memorias DDR3L Consomem 15% menos de energia que as DDR3 convencionais, que pode representar um ganho considerável quando utilizadas em Notebooks, pois ao consumir menos energia as baterias duram mais tempo.

DDR3U
As memórias DDR3U Funcionam com 1,25 volts o que permite consumir 10% a menos que o DDR3L, elas podem trabalhar em todos os dispositivos até 1,5 volts.

LPDDR3
É projetada para uso em tablets e smartphones, usa 1,2 volts e gasta em torno de 30% menos que a DDR3 convencional, este tipo de memoria vem soldado diretamente nas placa do dispositivo e ao contrário dos outros tipos não é possível substituir-las.

Na verdade todas as memorias são a mesma, porem trabalham com voltagens diferentes, veja abaixo uma tabela comparativa das memorias DDR3:

Tipo Voltagem Slots Compatíveis Aplicações
DDR3 1,5 DDR3 PCS, Notebooks
DDR3L 1,35 DDR3L + DDR3 PCS, Notebooks
DDR3U 1,25 DDR3U + DDR3L + DDR3 PCS, Notebooks
LPDDR3 1,2 SOCs Tablets e Smartphones

É importante saber qual memória seu computador utiliza, você pode verificar o tipo de memoria Ram usado no seu computador  usando programas como CPU-Z  ou SPECCY por exemplo, para que na hora de fazer um upgrade não acontecer surpresas desagradáveis, fica a dica!

Itens relacionados

6 Comentários

  1. Amigão. Valeu pelas dicas excelentes . continue nos ajudando dai conseguimos ajudar outros.
    Gostaria de ter algumas dicas suas sobre SSD pra notebook
    boa semana
    Mauricio Maia

    Maia
    • Olá Mauricio, é um grande prazer telo conosco, para quem quer usar SSD tanto para notebook como para desktop, eu recomendo o Crucial BX500, este está disponível em versões de 120GB, 240GB e 480GB, o grande diferencial deste produto além de sua durabilidade, é a sua velocidade de leitura (540 Mbps) e de gravação (500 Mbps) que são bem acima da média para SSDs com conexão SATA, se seu micro utilizar portas SATA 3 6Gbs melhor ainda que os modelos da Crucial entregam um excelente custo benefício, e a propósito apesar de ser uma marca que muita gente não conhece, eles são expert quando o assunto é memória e armazenamento. Boa semana pra você também!

      Dimasmicro
  2. Excelente artigo meu amigo, não se preocupe com a ortografia. Artigo curto e com informações precisas. Parabéns

    Felipe
  3. O Legal é que nem precisa de corretor ortográfico, os próprios leitores fazem o trabalho, muito bom o conteúdo do artigo, se as pessoas prestassem mais atenção no conteúdo ao invés de ficar reparando erros de digitação seriam bem mais felizes kkkkkk

    Pedro
  4. Muito bom o texto, único conselho que dou é sobre o “menas” no tópico da DDR3L

    Jean
    • Não Jean, ali tá certo…kkk onde tá errado é onde diz “duraram”, segue o texto do ddr3L: “…menos energia as baterias duraram mais tempo.” o correto é durarão.

      Léo

Deixe sua opinião, faça um comentário.

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Prezado cliente, informamos que no momento não estamos realizando manutenção em computadores e notebooks e nossa assistência encontra-se fechada.